BLOG

03 out EDITAL – PROVÃO SOLIDÁRIO.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

COLÉGIO G 10 – ENSINO MÉDIO

SANTA MARIA – RS

 

RUA: FLORIANO PEIXOTO, Nº 2166.

PARECER Nº 902/2005 – D.O 248 – 30/12/2005

PROCESSO SE Nº 99.326/19.00/04.5

 

 

EDITAL Nº 001/2017

PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO E CLASSIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO COLÉGIO G1O EM SANTA MARIA-RS

 

A direção do COLÉGIO G10, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de admissão ao COLÉGIO G10, de acordo com as instruções estabelecidas neste edital.

PARTE I- DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

  1. DA FINALIDADE

Estas instruções reguladoras têm por finalidade estabelecer os critérios de execução do processo seletivo de admissão ao Colégio G10, sediado no município de Santa Maria- RS.

  • LOCALIZAÇÃO DO COLÉGIO

 

Santa Maria: Rua Marechal Floriano Peixoto, 2166, bairro Centro; telefones: (55)3028-0010 e (55)99984 5817; site: www.g10ei.com.br, e-mail: secretaria@g10ei.com.br.

1.2 FUNCIONAMENTO

            As atividades escolares, curriculares e extracurriculares, serão desenvolvidas no turno da manhã e no turno da tarde nos dias estipulados pelo calendário escolar.

PARTE II- DO CERTAME

2 DAS VAGAS

            O quantitativo de vagas previstas neste processo seletivo de admissão ao COLÉGIO G10, destinadas aos candidatos aprovados e classificados, é o seguinte:

BOLSA INTEGRAL BOLSA 50%
1º ANO ENSINO MÉDIO 01 vaga 01 vaga

 

3 DA INSCRIÇÃO

As inscrições para o processo seletivo de admissão e classificação só serão realizadas pelo site do colégio no endereço: www.g10ei.com.br através do MENU CONTATO, mediante preenchimento dos dados solicitados e conforme calendário constante no Anexo do presente edital.

3.1 TAXA DE INSCRIÇÃO

Isentos de pagamento de taxa de inscrição. Deverá ser doado um quilo de alimento não perecível por candidato, a ser recolhido no dia de realização da prova. Os alimentos serão destinados ao Lar Vila das Flores, na cidade de Santa Maria e entregues em data a combinar com a referida instituição.

3.2 DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

O candidato, por ocasião de sua inscrição ao processo seletivo de admissão ao COLÉGIO G10, deverá satisfazer as seguintes condições, a serem comprovadas até a data da inscrição, de acordo com o calendário constante no presente edital:

  1. Ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Fundamental;
  2. Estar autorizado por seu responsável legal a prestar o concurso, ser matriculado e submeter-se às normas internas do COLÉGIO G10, caso seja aprovado e classificado. Essa autorização deverá ser expressa, por escrito, no ato da matrícula.

3.3 DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

            O candidato receberá via e-mail, o CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO.

O recebimento dar-se-á no e-mail cadastrado no ato da inscrição.

É indispensável a apresentação do CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO no dia da prova.

3.4 DA QUANTIA DE INSCRIÇÕES

Serão aceitas até o número máximo de 120(cento e vinte) inscrições para o presente processo seletivo.

  1. DO PROCESSO SELETIVO DE ADMISSÃO E CLASSIFICAÇÃO

O processo seletivo de admissão visa estabelecer a maneira pela qual serão classificados os candidatos ao Ensino Médio, de acordo com o número de vagas previsto no item “2 – Das Vagas”, regrando-se da forma prevista neste edital.

 4.1 DO CARÁTER CLASSIFICATÓRIO E ELIMINATÓRIO

O processo seletivo será constituído pelo exame intelectual, de caráter classificatório e eliminatório e posterior entrevista.

4.2 DO PRAZO DE VALIDADE

O prazo de validade do processo seletivo de admissão previsto neste edital expira por ocasião da matrícula dos candidatos aprovados e classificados de acordo com o número de vagas oferecidas para o ano de 2018.

4.3 DA CLASSIFICAÇÃO

Os candidatos, pelo exame intelectual, serão classificados em ordem decrescente pela soma dos acertos obtidos nas provas e dentro das vagas disponibilizadas, conforme critérios descritos no presente edital.

4.4 DO EMPATE DE PONTUAÇÃO

Ocorrendo empate de acertos entre dois ou mais candidatos, serão adotados os seguintes critérios de desempate para o preenchimento da vaga:

  1. Critério nº 1 – Maior número de acertos na disciplina específica de matemática;
  2. Critério nº 2 – Candidato mais novo, considerando-se o dia, o mês e o ano de nascimento;
  3. Critério nº 3 – Sorteio público, em data a ser definida pela direção do Colégio.

5 EXAME INTELECTUAL

Os candidatos com inscrições homologadas serão convocados para o exame intelectual e deverão comparecer no local estabelecido nos itens anteriores, seguindo o calendário de datas previsto no Anexo I deste edital.

5.1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

  1. Edital será cancelado em caso de não haver número mínimo de alunos matriculados para a turma de 1º ano de 2018, assegurando o equilíbrio econômico-financeiro da instituição.Os candidatos serão comunicados até 15(quinze) dias úteis antes do início do ano letivo de 2018.
  2. O exame intelectual será constituído por uma prova escrita contendo 15 (quinze) questões de Língua Portuguesa e 15 (quinze) questões de Matemática, referentes aos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental (conteúdos previstos no Anexo II deste edital).
  3. O período para realização da prova será de 03 (três) horas, a contar de seu início, na data e local estabelecidos neste edital.
  4. As questões serão objetivas, cada uma com valor de 0,5 (zero vírgula cinco) pontos.

e.Para a realização do exame intelectual, será obrigatória a apresentação do comprovante de confirmação de inscrição enviado e pelo e-mail e carteira de identidade.

  1. Os candidatos deverão apresentar-se no local estabelecido, até 30 (trinta) minutos antes do horário de início da prova, momento a partir do qual serão fechados os portões e não mais será permitido o ingresso no local de prova;

5.2 ENTREVISTA

            Após aprovado no exame intelectual, os dois melhores colocados passarão por entrevista verbal para avaliação psicopedagógica.

5.3 MATERIAIS PARA O EXAME INTELECTUAL

  • Caneta esferográfica de tinta azul;
  • Lápis preto.

5.4 LOCAL E HORÁRIO PARA APRESENTAÇÃO E REALIZAÇÃO DO EXAME INTELECTUAL

As apresentações para a realização das provas serão conforme calendário, no seguinte local:

Colégio G10, Santa Maria, Rua Marechal Floriano Peixoto, 2166, bairro Centro.

5.5 CAUSAS DE REPROVAÇÃO NO EXAME INTELECTUAL

O candidato será considerado reprovado no exame intelectual e eliminado do processo seletivo se for enquadrado em uma ou mais das seguintes situações:

  1. Obtiver índice zero em uma das disciplinas da prova intelectual;
  2. Utilizar-se ou tentar utilizar-se de meios ilícitos para a resolução da prova, (cola, material de uso não permitido, comunicação com outras pessoas, etc.);
  3. Fizer rasuras ou marcações no cartão e/ou folha de resposta, seja com o intuito de identificá-lo para outrem, seja por erro de preenchimento ou ainda, assinar fora dos locais para isto destinados nesses documentos;
  4. Contrariar determinações da comissão de seleção ou cometer qualquer ato de indisciplina durante a realização das provas;
  5. Faltar à prova ou chegar ao local após o horário exato previsto para sua aplicação, ainda que por motivo de força maior;
  6. Recusar-se a entregar o material da prova cuja restituição seja obrigatória ao término do tempo destinado para a sua realização (cartão e/ou folha de respostas e outros documentos determinados pela comissão de seleção);
  7. Não assinar o cartão e/ou folha de respostas no local reservado para isto;
  8. Afastar-se do local de prova, durante ou após o período de realização desta, portando o cartão de respostas e folhas de rascunhos distribuídos pela comissão de seleção;
  9. Preencher incorretamente, no cartão, o seu número de identificação nos campos para isso destinados, ou descumprir quaisquer outras instruções para a sua resolução, contidas na prova;
  10. Deixar de apresentar, por ocasião da realização da prova, a carteira de identidade e o seu comprovante de inscrição ou apresentá-lo com adulterações;
  11. Não utilizar caneta esferográfica de tinta azul na elaboração das respostas às questões das provas.

5.6 CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DA GRADE DE RESPOSTAS

Na correção da grade de respostas, as questões serão consideradas erradas e, portanto, não computadas como acertos, quando:

  1. A resposta assinalada pelo candidato for diferente daquela listada como correta no gabarito;
  2. O candidato assinalar mais de uma opção de resposta na mesma questão;
  3. O candidato deixar de assinalar alguma opção;
  4. Houver rasura;
  5. A marcação da grade de respostas não estiver em conformidade com as instruções constantes na prova.

5.7 DA DIVULGAÇÃO DO GABARITO E DOS RESULTADOS NO EXAME INTELECTUAL

A divulgação do gabarito e do resultado final do exame intelectual será afixado nas dependências da secretaria do Colégio e publicada no site do mesmo (www.g10ei.com.br), conforme calendário.

5.8 CONTEÚDOS PARA O EXAME INTELECTUAL

Os conteúdos para o exame intelectual estão previstos no Anexo II, deste edital.

5.9 DEMAIS OBSERVAÇÕES

  1. O caderno de provas poderá ser levado pelo candidato somente depois de transcorridas 2 horas do início da prova. Os cadernos dos candidatos que concluírem a prova antes de 2 horas estarão disponíveis na secretaria do Colégio G10 a partir do primeiro dia útil após a realização do exame intelectual;
  2. O resultado do exame intelectual será definido pela soma do número de acertos em cada prova;
  3. Após a correção das provas, será feita a divulgação dos candidatos classificados, conforme calendário geral;
  4. A divulgação do gabarito de respostas do exame intelectual ocorrerá conforme o calendário previsto no Anexo I;
  5. Não será permitido o uso de qualquer tipo de calculadora;
  6. Durante a realização das provas, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou com outras pessoas não autorizadas;
  7. Não será permitido o uso de equipamentos receptores de mensagens, telefones celulares, bem como qualquer equipamento mecânico ou eletrônico;
  8. O candidato que necessitar ir ao banheiro somente o fará com autorização do chefe de sala e acompanhado por alguém da banca de seleção, desde que decorridos, no mínimo, 60 minutos do início da prova;
  9. Da não aprovação no exame intelectual caberá recurso administrativo endereçado à direção do Colégio G10. O recurso deverá ser formalizado pelos pais e/ou responsável legal do candidato e protocolado na secretaria do colégio, no prazo de 24 horas após a divulgação do resultado no site da instituição.
  10. DA HABILITAÇÃO À MATRÍCULA

O candidato que estiver classificado dentro do número de vagas para a qual se inscreveu estará habilitado a efetuar matrícula, conforme calendário estabelecido neste edital.

6.1 DIVULGAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

O resultado contendo a relação dos habilitados à matrícula será divulgado por meio de edital ou aviso, afixado e disponível na secretaria do Colégio e publicada no site do mesmo (www.g10ei.com.br), conforme estabelecido no calendário deste edital.

6.2 PREENCHIMENTO DAS VAGAS

Os candidatos aprovados e classificados serão chamados para preencherem as vagas seguindo o previsto no item 2, na seguinte forma:

  1. Os candidatos aprovados, por ordem decrescente, de acordo com o número de acertos obtidos no exame intelectual, visando o preenchimento das vagas previstas no edital(Item 1. Das vagas da Parte II) serão chamados a ocupar as vagas disponibilizadas;
  2. RECURSO ADMINISTRATIVO

Os pais e/ou responsáveis de candidatos poderão interpor recursos administrativos para revisão do processo seletivo, no que tange ao exame intelectual. O requerimento visando à interposição de recurso administrativo deverá ser endereçado à direção do Colégio G10, cujo protocolo deverá ser, obrigatoriamente, na secretaria do mesmo até às 17h (dezessete horas) do primeiro dia útil seguinte à divulgação dos resultados do exame. O recurso administrativo deverá apresentar fatos novos que corroborem com os argumentos do requerente e que justifiquem o pedido que está sendo realizado.

7.1 COMPROVAÇÃO DE ENTREGA DO RECURSO

Para fins de comprovação, será considerada a data do protocolo do recurso administrativo na secretaria do colégio. Não serão aceitos recursos administrativos intempestivos (fora do prazo) ou enviados pelo correio, por e-mail, similares,etc.

7.2  ANÁLISE DOS PEDIDOS

Ao solicitar revisão de correção de prova ou de alguma questão, o candidato deverá especificar o motivo, fundamentando seu requerimento. Se da análise dos pedidos de revisão dos itens das provas resultar a anulação de algum deles, o ponto correspondente ao item anulado será atribuído a todos os candidatos que realizaram a prova.

8 MATRÍCULA

Os candidatos habilitados deverão efetuar as matrículas nas datas e horários indicados no cronograma a ser divulgado junto com o resultado final do processo seletivo.

Os interessados em maiores informações poderão obtê-las junto à secretaria do Colégio G10. Por ocasião da matrícula, será informada a relação de uniformes e materiais didáticos individuais, de ônus exclusivo dos candidatos aprovados.

 

8.1 DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

Para matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  1. Carteira de Identidade – Original e uma cópia;
  2. Certidão de Nascimento – Original e uma cópia;
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF) – Original e uma cópia;
  4. Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental – Duas vias originais.

Os candidatos que, na data da matrícula, não dispuserem do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, deverão apresentar documento atestando a conclusão em 2017. Neste caso, a matrícula ficará condicionada à posterior apresentação do documento supracitado, que deverá ocorrer, impreterivelmente, até a primeira semana do ano letivo 2018. O candidato que apresentar Atestado terá a sua vaga assegurada até a apresentação do Certificado de Conclusão, não sendo sua matrícula efetivada até a apresentação do referido documento.

 

Juntamente, os pais ou responsáveis legais, a fim de comprovar a dependência, no ato da matrícula deverão apresentar os seguintes documentos pessoais:

  1. Carteira de Identidade dos pais/responsável legal – Original e uma cópia;
  2. Comprovante de residência dos pais ou responsável legal – Uma cópia atualizada
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF) – Original e uma cópia;

Para a realização e homologação da matrícula é indispensável a apresentação de todos os documentos solicitados e a presença dos pais ou responsável legal. No impedimento dos pais ou responsável legal, a matrícula poderá ser realizada por outra pessoa com procuração legal, específica para a matrícula, registrada em cartório.

8.2 CANDIDATO DESISTENTE

Será considerado desistente, perdendo o direito à matrícula, o candidato que:

  1. Não efetuar a matrícula na data e horário estabelecidos;
  2. Declarar-se desistente, por escrito, em documento assinado pelos pais ou responsável legal; c. Não apresentar a documentação exigida no ato da matrícula;

As desistências implicarão em abertura de vaga a ser preenchida conforme os critérios constantes no presente edital.

8.3 SEGUNDA CHAMADA

Na hipótese de não preenchimento das vagas por candidato habilitado à matrícula, por aditamento ao presente edital, serão chamados os suplentes em número necessário às vagas não preenchidas, observando-se o mesmo critério de habilitação dos candidatos à matrícula. No caso de desistência de aluno já matriculado, poderá ocorrer nova chamada de candidato suplente, de acordo com os critérios adotados pela direção do COLEGIO G10, desde que não exceda a primeira quinzena de atividades curriculares.

  1. PRESCRIÇÕES DIVERSAS

O processo seletivo de admissão previsto neste edital terá validade apenas para a matrícula do ano letivo de 2018.

A comissão do concurso deste processo seletivo de novos alunos para Colégio G10 será presidida pela direção do colégio. Os demais membros serão nomeados oportunamente.

Os casos omissos do presente edital serão analisados e solucionados pelo diretor de Ensino, a partir de pareceres da comissão de concurso.

ANEXO II AO EDITAL Nº 001/2017

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS – EXAME INTELECTUAL

  1. LÍNGUA PORTUGUESA

1.1 Leitura, compreensão e interpretação de texto.

  • Tema, estrutura do texto e dos parágrafos; ideias principais e secundárias; relação entre ideias; elementos do texto: personagens, tempo, espaço, fatos, causas e consequências. Vocabulário
  • Sentido de palavras e expressões nos textos; sinônimos e antônimos.

1.2 Convenções gramaticais

1.2.1 Morfossintaxe

  • Estrutura, processos de formação e classificação das palavras; significado de radicais, prefixos e sufixos; identificação, flexões e emprego de classes gramaticais (substantivo, artigo, adjetivo, locução adjetiva, pronomes pessoal, possessivo, demonstrativo, interrogativo, indefinido e relativo, verbo, locução verbal, advérbio, locução adverbial, numeral, preposição, locução prepositiva, interjeição, locução conjuntiva e locução interjetiva);
  • Vozes verbais e sua conversão;
  • Tempos verbais e efeitos de sentido criados;
  • Funções sintáticas: sujeito e classificação, predicado e classificação, núcleo do predicado, classificação dos verbos quanto à transitividade verbal, complementos verbais, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo; · Emprego dos pronomes oblíquos na função de objeto direto e indireto;
  • Análise sintática externa: frase, oração e período (simples e composto); coordenação e subordinação (orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais); emprego de nexos oracionais (conjunções, locuções conjuntivas e pronomes); valor semântico dos nexos oracionais;
  • Funções sintáticas dos pronomes relativos; · Concordância verbal;
  • Crase

1.2.2 Fonologia

  • Fonema e letra; encontros vocálicos, dígrafo e encontro consonantal;
  • Regras de acentuação.

1.2.3 Ortografia

  • Sistema a ortográfico vigente

 

  1. MATEMÁTICA

2.1 Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais;

Operações no conjunto dos números reais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação;

2.2 Potenciação e radiciação: propriedades, operações com radicais, potência com expoente fracionário, racionalização de denominadores;

2.3 Equações do 1º grau;

2.4 Inequações do 1º grau com uma incógnita;

2.5 Sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas;

2.6 Problemas envolvendo equações e inequações do 1º grau;

2.7 Equações do 2º grau;

2.8 Sistemas de equações do 2º grau com duas incógnitas;

2.9 Problemas envolvendo equações do 2º grau;

2.10 Equações fracionárias e literais do 2º grau;

2.11 Equações biquadradas;

2.12 Equações irracionais;

2.13 Razões e proporções

  • Divisão de um número em partes diretamente ou inversamente proporcionais e ·Problemas envolvendo razões e proporções;

2.14 Regra de três (grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, regra de três simples e regra de três composta);

2.15 Expressões algébricas (operações com polinômios: adição, subtração, multiplicação) · Identidades matemáticas, ·Produtos notáveis, Continuação

  • Fatoração e ·Simplificação;

2.16 Sistema de medidas: medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, tempo, massa;

2.17 Segmentos proporcionais e aplicações do Teorema de Tales;

2.18 Semelhança de triângulos e casos de semelhanças;

2.19 Relações métricas no triângulo retângulo e aplicações;

2.20 Razões trigonométricas no triângulo retângulo e aplicações;

2.21 Ângulos e polígonos;

2.22 Perímetro e área das principais figuras planas;

2.23 Comprimento de uma circunferência, área do círculo e de suas partes;

2.24 Polígonos regulares inscritos e circunscritos numa circunferência;

2.25 Elementos, áreas de superfície e volume do cubo, do paralelepípedo e do cilindro;

2.26 Matemática financeira: porcentagem, juros simples, capital, montante, taxa e tempo no sistema de juros simples;

2.27 Noções de estatística: amostra, população, média aritmética e média ponderada de um conjunto de dados, análise e interpretação de dados dispostos em tabela e/ou gráficos.

 

Santa Maria, RS, 28 de setembro de 2017.

 

 

DIREÇÃO COLÉGIO G10